Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

terça-feira, 12 de março de 2024

Rachmaninov-Piano Concerto Nº2 em dó menor op.18

O Concerto para Piano nº 2 em Dó menor, Op. 18, é um concerto para piano e orquestra composto por Sergei Rachmaninoff entre junho de 1900 e abril de 1901.

 A peça estabeleceu sua fama como compositor de concertos e é uma de suas peças mais populares. Após a desastrosa estreia de sua Primeira Sinfonia em 1897, Rachmaninoff sofreu um colapso psicológico e uma depressão que o impediu de compor por três anos.

 Em 1899, ele deveria apresentar o Segundo Concerto para Piano em Londres, que ainda não havia composto, e em vez disso fez uma estreia como regente de sucesso. O sucesso gerou um convite para retornar no próximo ano com seu Primeiro Concerto para Piano; no entanto, ele prometeu reaparecer com um novo e melhor.

 Depois de um encontro mal sucedido com Leo Tolstoy com o objetivo de revogar seu bloqueio de escritor, parentes decidiram apresentar Rachmaninoff ao neurologista Nikolai Dahl, a quem ele visitou diariamente de janeiro a abril de 1900. 

Rachmaninoff dedicou o concerto a Dahl por tratá-lo com sucesso, restaurando sua saúde e confiança na composição. Do verão ao outono de 1900, trabalhou no segundo e terceiro movimentos do concerto, sendo que o primeiro movimento lhe causou dificuldades. Ambos os movimentos do concerto inacabado foram executados pela primeira vez com ele como solista e seu primo Alexander Siloti regendo em 15 de dezembro [O.S. 2 de dezembro] 1900.  

Sem comentários:

Enviar um comentário