Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sábado, 3 de fevereiro de 2024

Beethoven-Triple Concert em dó op.56

Concerto para violino, violoncelo e piano em dó maior de Ludwig van Beethoven, op. 56, comumente conhecido como Concerto Triplo, foi composto em 1803 e publicado em 1804 pela Breitkopf & Härtel. 

 A escolha dos três instrumentos solo torna este um concerto para trio de piano, e é o único concerto que Beethoven já completou para mais de um instrumento solo. 

Uma apresentação típica leva aproximadamente trinta e sete minutos. O primeiro biógrafo de Beethoven, Anton Schindler, afirmou que o Triplo Concerto foi escrito para o aluno real de Beethoven, o arquiduque Rudolf da Áustria. 

O arquiduque, que se tornou um talentoso pianista e compositor sob a tutela de Beethoven, estava apenas no meio da adolescência nessa época, e parece plausível que a estratégia de Beethoven fosse criar uma parte de piano vistosa, mas relativamente fácil, que seria apoiada por mais duas partes. solistas maduros e habilidosos. 

No entanto, não há registro de que Rudolf tenha executado a obra, e vários estudiosos de Beethoven questionaram a afirmação de Schindler. 

 O Concerto Triplo foi estreado publicamente em 1808, nos concertos de verão de Augarten, em Viena. 

O violinista na estreia foi Carl August Seidler, e o violoncelista foi Nikolaus Kraft, que era conhecido por seu "domínio técnico" e um "tom claro e rico". 

 O concerto foi o primeiro de Beethoven. trabalhar para usar técnicas avançadas de violoncelo. 

 Movimentos:

  1. Allegro — estruturado de maneira sinfónica, mas com grande espaço para o trio dialogar entre si e com a orquestra.

  2. Largo — breve, mas belíssimo, funcionando quase como uma introdução meditativa para o movimento final.

  3. Rondo alla polacca — cheio de energia, em ritmo de polonaise, traz um caráter festivo e aristocrático.


Aqui a interpretação é da Berliner Philarmoniker dirigida por Karajan com David Oistrakh, violino Mstislav Rostropovich, cello. Sviatoslav Richter, piano. como solistas   

Sem comentários:

Enviar um comentário