Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Rachmaninov-Piano Concerto Nº1 em fá menor op.1

Composto aos 18 anos, em 1891, foi a peça de formatura de Rachmaninoff do Conservatório de Moscovo. 

Dois anos antes, o aspirante a compositor tinha tentado um concerto que ele abandonaria e nunca mais tocaria no assunto. O primeiro concerto de fato é esse, em Fá Sustenido menor, Op. 1. Isso mesmo, Opus 1.

 Foi a primeira obra com que ele se deu por satisfeito. A melhor forma de se aprender a compor é analisando e copiando obras de grandes compositores. É mesmo. 

O seu professor Alexander Siloti pediu um concerto para piano nos moldes do Concerto em Lá menor de Edvard Grieg. 

A escolha foi perfeita, porque a peça tem um caráter juvenil, é melodiosa e a estrutura é bastante óbvia. A obra foi estreada em 17 de março de 1892, no Conservatório de Moscovo, com Rachmaninoff ao piano e Vassily Safanov regendo a orquestra. 

O curioso é que ele só tocou o 1º movimento. Os concertos, especialmente os de conservatórios, eram repletos de obras diversas, pois tinha-se que dar espaço aos outros alunos. Muito depois, em 1917, Rachmaninoff revisou a obra, especialmente (mas não só) na orquestração. O que antes eram espaços vazios ele preencheu com bastante categoria, melhorando substancialmente a peça.

 Mudou também algo da música, mas relativamente pouco. Essa versão é a que conhecemos hoje, com a primeira, de 1891, tendo sido gravada pela primeira vez apenas recentemente, em 2001, pelo pianista Alexander Ghindin e a Orquestra Filarmônica de Helsinque, regida pelo especialista em Rachmaninoff, Vladimir Ashkenazy.

Sem comentários:

Enviar um comentário