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segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Verdi-Requiem 1967

o Requiem de Verdi tem uma estrutura monumental, fiel ao texto litúrgico tradicional da Missa pro defunctis, mas moldada com o drama e a teatralidade típicos de Verdi.

A obra está dividida em sete grandes partes, que por sua vez contêm seções internas distintas. Eis o mapa completo:


1. Requiem e Kyrie

  • “Requiem aeternam” — o coro sussurra uma prece pelos mortos, quase em murmúrio, num clima de piedade e penumbra.

  • “Kyrie eleison” — introdução dos quatro solistas (soprano, mezzo-soprano, tenor, baixo) em diálogo implorando misericórdia.
    👉 Função: abertura litúrgica, de súplica e recolhimento.


2. Dies Irae

A parte mais longa e dramática, verdadeira alma da obra. Divide-se em várias seções internas que descrevem o Juízo Final.

  • “Dies irae” — explosão apocalíptica; o terror do dia da ira divina.

  • “Tuba mirum” — fanfarras de trombetas chamam os mortos ao julgamento.

  • “Mors stupebit” — baixo solista descreve o espanto da morte.

  • “Liber scriptus” — mezzo-soprano canta o livro do destino, solene e profético.

  • “Quid sum miser” — trio dos solistas (soprano, mezzo e tenor) pergunta: “Que direi eu, miserável, quando o Juiz vier?”

  • “Rex tremendae” — invocação poderosa: “Rei de tremenda majestade.”

  • “Recordare” — dueto feminino de rara doçura, pedindo perdão.

  • “Ingemisco” — ária do tenor, plena de arrependimento e esperança.

  • “Confutatis” — o baixo implora para ser chamado entre os benditos.

  • “Lacrimosa” — coro e solistas se unem no lamento final, a humanidade inteira em lágrimas.
    👉 Função: descrição do julgamento e súplica pela salvação.


3. Offertorio

  • “Domine Jesu Christe” — súplica pelos mortos.

  • “Hostias” — trio sereno e suspenso, oferecendo o sacrifício por eles.
    👉 Função: intercessão pelos defuntos, de tom meditativo.


4. Sanctus

  • Canto fugado para duplo coro.
    👉 Função: celebração jubilosa e contrapontística — o louvor após a tempestade do Dies irae.


5. Agnus Dei

  • Dueto de soprano e mezzo-soprano com coro respondendo em ecos.
    👉 Função: pedido de paz e repouso eterno.


6. Lux Aeterna

  • Trio (mezzo, tenor e baixo) em atmosfera de luz e serenidade.
    👉 Função: evocação da luz eterna que guia as almas.


7. Libera me

  • O soprano domina.

  • Reaparece o tema do Dies irae, num último confronto com o medo.

  • Alternância entre terror e súplica até o final pianíssimo: “Libera me, Domine, de morte aeterna.”
    👉 Função: oração final — a alma, sozinha, diante de Deus.


A obra toda forma um arco dramático:
começa na escuridão (Requiem), passa pela tempestade (Dies irae), encontra respiro na fé (Offertorio, Sanctus, Agnus Dei, Lux Aeterna), e termina numa solidão comovente (Libera me).

É como se Verdi escrevesse não apenas uma missa, mas uma viagem espiritual, do medo à esperança, da carne à eternidade.

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