Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sábado, 22 de março de 2025

Mahler-Sinfonia nº09 em ré maior

,A Sinfonia nº 9 em Ré Maior de Gustav Mahler é uma obra monumental, carregada de emoção e marcada por um senso profundo de despedida e transcendência. Composta entre 1908 e 1909, foi a última sinfonia completa de Mahler, e muitos a interpretam como sua despedida do mundo, pois ele já estava doente e consciente da proximidade da morte.

 Um desempenho típico leva cerca de 75 a 90 minutos. Uma pesquisa com maestros elegeu a Sinfonia nº 9 de Mahler como a quarta maior sinfonia de todos os tempos numa votação conduzida pela BBC Music Magazine em 2016. Como no caso de seu anterior Das Lied von der Erde, Mahler não viveu para ver sua Sinfonia nº 9 ser executada. 



Aqui está um panorama dos movimentos:

  1. Andante comodo – Um movimento vasto e introspectivo, onde Mahler constrói um mundo de contrastes entre doçura e angústia. O tema principal, de caráter oscilante, parece imitar um coração irregular, talvez refletindo sua própria condição cardíaca.

  2. Im Tempo eines gemächlichen Ländlers – Uma espécie de dança distorcida, onde Mahler desconstrói o ländler (uma dança camponesa austríaca), transformando-o em algo grotesco e instável, como se zombasse das tradições.

  3. Rondo-Burleske – Um movimento feroz, cheio de ironia e sarcasmo, com contrapontos caóticos e passagens de um virtuosismo impiedoso. Pode ser visto como uma crítica mordaz à sociedade e à futilidade da vida.

  4. Adagio – O verdadeiro testamento de Mahler. Lento, solene e profundamente expressivo, é uma despedida serena e devastadora ao mesmo tempo. O movimento vai se dissolvendo em um silêncio absoluto, como se a música e a vida se apagassem suavemente.

Sem comentários:

Enviar um comentário